Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Data: 27/04/2020 Hora: 10:26:35
Carta aos educadores e famílias

 

 

 

À educadores e familiares,

Neste momento de Pandemia, por conta da Covid19, todos nós nos encontramos buscando soluções que minimizem os impactos que afligem a nossa vida e de toda a sociedade.

Com a Educação não foi diferente, tínhamos dezenas de alunos diariamente dentro das nossas escolas sob nossa responsabilidade educativa, contudo em conta de alguns dias nos encontramos com escolas 100% vazias e com nossos alunos e crianças distantes do convencional espaço formal e físico de aprendizagem – a sala de aula.

Tivemos que nos reinventar! Mas como estudiosos e autores do processo de educativo formal, sabemos que a aprendizagem significativa é aquela que nos move a sair da zona do conforto. Hoje, com um pouco mais de um mês da suspensão das aulas e com muitas trocas de conversas, formações e busca por soluções, temos a convicção que pertencemos a uma rede ainda mais preparada e em evolução constante. Uma rede que se mobilizou para sairmos da Zona de Conforto e alcançarmos a Zona de Aprendizagem juntos, construindo diariamente conexões solidárias com as mais variadas famílias e alunos, para cumprirmos com nosso papel social e profissional, adentrando as intimidades dos lares, para minimizarmos as perdas deste isolamento social que se faz tão importante neste momento, e para construirmos juntos dos nossos alunos novas habilidades que se farão cada vez mais necessárias no contexto do século XXI.

Estamos em construção e movimento, e partindo deste pressuposto, erguemos mais uma coluna importante, o Escolariza, um ambiente virtual de aprendizagem, que simula o ambiente formal da sala de aula, onde o profissional da Educação, alunos e familiares o usarão como instrumento para interação com o ambiente formal que é a escola, as aulas , conteúdos e conhecimentos, num espaço adequado para isso. É um grande ganho para os alunos e profissionais da Educação, não só para este difícil momento, mas para além da Pandemia.

Através do Escolariza construiremos com segurança os Direitos Educacionais e Pedagógicos dos alunos neste contexto de ensino remoto, garantindo inclusive que nenhum aluno não seja assistido ou acompanhado de alguma forma, mesmo que não seja com os acessos virtuais, mas por meio do monitoramento do acesso ou não; feito pelo sistema, e assim oferecer a esses alunos outras alternativas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem,  através da entrega de materiais impressos e roteiros de estudo.

É importante salientar que compreendemos as dificuldades das famílias, e não deixaremos de considerar as demandas das mais variadas necessidades familiares, os grupos de WhatsApp foram criados justamente por ser um canal que nos aproxima dos alunos, para estarmos auxiliando no tempo que nos cabe, e assim criando uma memória afetiva positiva no vínculo que se estabelece entre a escola e a família.

Aproveitamos para registrar aqui nossos mais profundos agradecimentos a todos os profissionais da Educação da Rede Municipal de Conchas, que em um caminhar constante pela excelência na educação, não mediram esforços e continuam engajados na busca de trazer a todos para as mais importantes lições deste tempo, a empatia, num olhar amoroso para o outro e a de como fazer a diferença, mesmo estando momentaneamente distantes fisicamente.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Conchas                                  Secretaria Municipal de Educação

 



           

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportar erro