Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 27/09/2018 Hora: 10:15:34
Historia do Município

http://conchas.sp.gov.br.177-126-176-85.weblinesistemas.com/images/imagesnoticias/9/http://conchas.sp.gov.br/images/imagesnoticias/9/principal_arquivos/image002.png


Com seus 456 km² localizados na fisiográfica de Piracicaba, Conchas está limitada pelos municípios de Anhembi, Bofete, Laranjal Paulista, Pereiras, Piracicaba e Porangaba. A sede municipal aos 472 metros de altitude, tem sua situação definida pelas seguintes coordenadas geográficas: 23° 00' 30¨ de latitude sul e 48° 00' 00¨ de longitude W.GR. Dista 155 km em linha reta da Capital do Estado, rumo ONO.

 

Os rios mais importantes são o Tietê e seus afluentes das Conchas e do Peixe. Há ainda diversas correntes de água, como os Ribeirões do Salgado, do Moquém, do Pará e os córregos da Divisa do Anselmo, dos Afredos e de Luís Ribeiro. Entre as elevações, destacam-se o espigão de Morais e o Morro Azul, este com 625 metros de altura, considerando o mais elevado.

 

O clima é temperado com invernos secos. A temperatura varia entre máxima de 38° C e mínima de 6° C são chuvosos os meses de Janeiro e Fevereiro. Conchas segundo a sinopse preliminar do Censo Demográfico de 2.010, possuem 16.288 habitantes, sendo 12.078 na zona urbana e 4210 na zona rural. Os festejos populares são em sua maioria de cunho religioso. No dia 06 de agosto realiza-se a festa do Senhor Bom Jesus de Conchas, padroeiro da cidade.

 

A avicultura e a pecuária são as bases econômicas do município, destacando-se outras atividades como: olarias, cerâmicas, marcenarias, laticínios, fábrica de bebidas, confecções de roupas e frigorífico avícola.

 

Conchas, cidade de agradável aspecto situa-se a margem da Rodovia Marechal Rondon, interligando-se a Rodovia Castelo Branco e esta localizada numa região sedimentar da Era Paleozóica, com rochas sedimentares neptunianas; 500 milhões de anos. Possui vegetação bastante devastada, devido a atividade humana, notando-se predominância de campos. O município é atendido pela Elektro contando com rede elétrica em todo o território; abastecimento de água e coleta de esgoto feita pela SABESP. Na área de telecomunicações a cidade conta com telefonia convencional e celular, e canais de retransmissão de TV (UHF).

 

Conchas é terra de gente hospitaleira, com paisagens exuberantes, gastronomia típica e muita história, conta também com o Terminal Intermodal sendo o terminal mais próximo da Capital, que já conta com presença da CNAGA, cujo terminal Graneleiro encontra-se em fase de conclusão. Há disponibilidade ainda para a instalação de atracadouros com finalidade especificas com cargas líquidas e containers.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro