AÇÕES DO CRAS EM 2015 - Prefeitura Municipal de Conchas

AÇÕES DO CRAS EM 2015

NOTICIAS > 2016 > FEVEREIRO
AÇÕES DO CRAS EM 2015

O Departamento de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer da Prefeitura de Conchas realizaram uma série de ações em 2015, dentre elas 24 oficinas socioeducativas, com a execução de ações focadas para a superação de estado de vulnerabilidade social, e aumento da renda familiar, através do aprendizado de artesanatos, e oficinas de culinária, as ações são integradas com   Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram organizadas 13 palestras para os beneficiários do programas de Transferência Direta de Renda: Bolsa Família, Renda Cidadã abordando o cotidiano como planejamento familiar e educação financeira.

Em março foi realizada a palestra “Não dê chance para a Dengue”, com a participação de cerca de 80 pessoas abordou a importância de se eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da doença. Além dos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como a palestra “Mulher em Cena”.

O Grupo Feliz Idade do CRAS, grupo que executa ações através do Programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV realizou além das atividades físicas e encontros semanais, três viagens  de  lazer e cultura. Foi visitado o  Hotel Fazenda Casa Velha em Porto Feliz, para a Fazenda Angolana na cidade de São Roque e no Camping Carrion em Itu.

Já, nas ações do  Programa Ação Jovem foram realizadas atividades físicas, viagens para um parque de diversão, e dois parques aquáticos. Além de uma série de palestras socioeducativas com temas importantes como: Drogas: lícitas e Ilícitas, sexualidade, importância dos aspectos jurídicos de Liberdade Assistida, Curso de   Empreendedorismo, realizado através de parceria com o SEBRAE Botucatu. Realizou-se uma  oficina de teatro realizada por profissionais do   Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Em outubro, o Coral do Grupo Feliz Idade e os adolescentes do Programa  Ação Jovem participaram de ações no Lar São Vicente de Paulo de Conchas, em comemoração ao dia do idoso, a ação buscou integra os adolescentes e jovens com os idosos, buscando fortalecer os vínculos entre os dois grupos. O Grupo Feliz Idade, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou apresentação com o coral e os jovens confeccionaram flores, entregaram aos moradores do Lar e serviram lanche.

No mês de dezembro os integrantes do Programa  Ação Jovem desenvolveram através de oficina socioeducativa juntamente com os idosos,  enfeites natalinos , buscando integração e fortalecimento de vínculos,   decorando após o término dos arranjos o Lar São Vicente de Paulo  . “Essa troca de experiência, e o convívio entre as gerações edifica o respeito”, afirmou o coordenador do CRAS Rafael José Franquin. Ações como estas demonstram a importância da interação entre as gerações, completou a Diretora do Departamento Aparecida Augusta Soares.

O CRAS também ministrou palestras com temas como “Planejamento Familiar”, “Estatuto da Criança” e “Saúde Bucal”. E, por meio do Programa Renda Cidadã ofereceu 24 oficinas com o objetivo de terapia e aumento de renda. “Tivemos uma participante do programa que montou uma barraca na feira e vende os artesanatos que confecciona aqui, isso nos dá muito orgulho e mostra que nosso trabalho está gerando resultado”, finaliza.