96 Fossas Sépticas - Prefeitura Municipal de Conchas

96 Fossas Sépticas

NOTICIAS > 2016 > MARÇO
COMEÇARAM AS INSTALAÇÕES DAS 96 FOSSAS SÉPTICAS NA ZONA RURAL DE CONCHAS

Com o objetivo de conservar o meio ambiente e proporcionar maior conforto para os cidadãos conchenses que residem na área rural, começaram as instalações de fossas sépticas biodigestoras nos bairros dos Binos e Santa Terezinha. No total serão implantadas 96 fossas sépticas biodigestoras que trarão saneamento básico, dentre outros benefícios.

As fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto, ou seja, em purificam a água de esgoto e produzem adubo orgânico que pode ser utilizado como opção de renda na própria propriedade rural.

Segundo uma das pioneiras em tecnologia de fossas biodigestoras a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as fossas possuem uma tripla função: prevenir doenças, proteger o lençol freático (água de poço, por exemplo) e produzir adubo orgânico de qualidade.

Esta obra é um convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O edital com o valor total da obra é de R$300.955,20.