31-08-15 PALESTRA CRAS - Prefeitura Municipal de Conchas

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

31-08-15 PALESTRA CRAS

NOTICIAS > 2015 > AGOSTO
DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA PALESTRA SOBRE DROGAS COM OBJETIVO DE INFORMAR PARA PREVENIR

Um grupo com cerca de 20 jovens integrantes do Programa Ação Jovem, participaram da palestra “Crack e outras drogas estimulantes”, promovida pelo  Departamento de Desenvolvimento Social, na última terça-feira, 25, no Seminário Salvatoriano de Conchas na parte da manhã às 8h e no período da tarde às 14h. Esta é a segunda palestra sobre a temática das drogas apresentada aos jovens do programa Ação Jovem, com faixa etária de 15 a 17 anos.

A palestra que foi exposta pela especialista em responsabilidade social, Tatiane Ianaconi, da cidade de Itapetininga (SP), começou com uma dinâmica de Grupo. O grupo sentou em cadeiras formando um círculo, a cabeça da pessoa da frente se encaixava na pessoa que sentou atrás, após a formação foi retirada cadeira por cadeira até o grupo ficar encaixado sem cadeira alguma. Ao sair uma pessoa da roda todas as outras caíram, o objetivo com essa dinâmica, foi mostrar que na vida em sociedade o ato de qualquer pessoa interfere diretamente ou indiretamente na vida de todas as outras.

A apresentação começou apresentando a definição da dependência. Segundo definição da  Organização Mundial da Saúde (OMS), dependência é a perda da liberdade de escolha e do controle da situação.

“Quando a gente fala em drogas a gente pensa só lá na Cracolândia em São Paulo (capital), mas não é bem assim. As drogas estão mais perto do que pensamos, a facilidade para se adquirir qualquer tipo de droga, infelizmente, tem se tornado cada vez mais fácil”, explicou a especialista.

Durante a exposição a palestrante explicou em detalhes os ingredientes e sintomas de cada droga como maconha, ecstasy, lança-perfume, cocaína, heroína e crack. O cigarro, por exemplo, que é uma droga lícita, ou seja, pode ser vendida legalmente para maiores de 18 anos, contém mais de 4 mil produtos químicos, entre eles acetona (removedor de esmalte), amônia e arsênio (utilizado em veneno de rato).

Um vídeo com cenas fortes sobre usuários de drogas foi apresentado no evento. “Fumei meu casamento, fumei meu filho”, “Cinco minutos de céu e uma vida interira de inferno”, “Apontei a faca para o meu avô, feri ele” essas foram algumas das frases pronunciadas por integrantes do vídeo, usuários de crack.

O Crack é uma mistura de vários elementos químicos com pasta-base da cocaína refinada com bicarbonato de sódio, misturada com cimento, cal, querosene e acetona. É comprovado cientificamente que essa é uma das drogas mais potentes que existe e vicia no primeiro uso. Os efeitos começam cinco minutos após e passam em no máximo 10 minutos. A utilização dessa droga pode levar a derrame cerebral, atrofia cerebral e convulsões, além de queimadura nas vias aéreas, olhos, peles e síndrome paranoide (ideias de perseguição).

“A utilização de drogas como o crack estão vinculadas às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pois geralmente os usuários se prostituem   para bancar o vício. E destroem famílias inteiras, pois geralmente o usuário começa a vender os objetos da casa para comprar droga, quando acaba parte para os roubos”, explica.

Atualmente no Brasil estima-se que existam 2 milhões de usuários de drogas. “Todos estão vulneráveis às drogas, não existe classe social que favoreça, infelizmente é uma realidade que assusta. Porém, informação é um grande passo, sabendo os efeitos e as consequências das drogas, a pessoa poderá se livrar de entrar nesse mundo quase que sem volta”, finalizou.

“Nosso objetivo com a realização  de ciclo de  palestras abordando a temática sobre a utilização  drogas busca atuar  em  caráter preventivo,  conscientizando    nossos jovens, sobre os efeitos nocivos nos aspectos: bio-psico e social, contamos  com o apoio integral a Prefeitura Municipal  na realização de nossas ações, desta forma podemos intensificar nosso trabalho”, completou a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Aparecida Augusta Soares.
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal