30-07-15 PROGRAMA AÇÃO JOVEM - Prefeitura Municipal de Conchas

30-07-15 PROGRAMA AÇÃO JOVEM

NOTICIAS > 2015 > JULHO
PROGRAMA AÇÃO JOVEM BENEFICIA MAIS DE 70 JOVENS EM CONCHAS

Uma vez por semana, jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos participam das atividades do Programa Ação Jovem, realizadas, em sua maioria, na sede do Centro de Referência de Assistência Social de Conchas (CRAS), localizada na Rua Padre Salvatorianos, 30, na Vila Seminário. O Ação Jovem é um programa do governo do estado realizado em Conchas por meio do Departamento de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer há mais de cinco anos. Além de participar das atividades oferecidas pelo programa o aluno recebe uma bolsa-auxílio de R$80 por mês.

No programa que tem como o objetivo o fortalecimento de vínculos, o convívio em grupo e o preparo para o mercado de trabalho, são realizadas  atividades como oficinas de culinária; oficinas de artesanato;  palestras sócio educativas,  abordando temas sobre prevenção das drogas e meio ambiente, por exemplo; além de   atividades  como viagens culturais e práticas    esportivas. Também são oferecidos aos alunos cursos semiprofissionalizantes, como de informática realizado às quintas-feiras.

A mais recente oficina do grupo foi a de artesanatos, que ensinou os jovens a fabricarem pesos de porta, uma ação que busca proporcionar aos adolescentes e jovens uma fonte extra de renda familiar.

De acordo com a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social Esporte e Lazer, Aparecida Augusta Soares, o projeto busca trabalhar todos os aspectos da vida do jovem. “Expomos temas atuais relacionados à saúde, educação, cidadania, meio ambiente, trabalho, esporte, lazer e empreendedorismo, conforme os eixos do programa a serem trabalhados”.

Para o futuro o objetivo do Departamento de Desenvolvimento Social Esporte e Lazer é trazer aos jovens conchenses oficinas de teatro oferecidas em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e, workshop sobre empreendedorismo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Mais informações sobre os programas desenvolvidos pelo Departamento de Desenvolvimento Social Esporte e Lazer podem ser obtidas pelos telefones: (14) 3845-7015 e (14) 3845-4432, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h horas.