28-05-15 GREMIO ESTUDANTIL - Prefeitura Municipal de Conchas

28-05-15 GREMIO ESTUDANTIL

NOTICIAS > 2015 > MAIO
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO REINEIRO DONATO PASTINA REALIZA ELEIÇÃO PARA GRÊMIO ESTUDANTIL

Consciência política! É com essa ideia que aconteceu a eleição do Grêmio Estudantil na Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina com os alunos do Ensino Fundamental II. Com cinco chapas disputando o pleito, os estudantes puderam vivenciar o funcionamento de toda a votação, inclusive com um programa que simula uma urna eletrônica.

O Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É o exercício da democracia!

Com 221 votos totalizados, a chapa campeã foi “O Futuro é Agora”, composta por alunos do 8º e 9º anos. Seus integrantes são: Mateus Bertin (presidente), João Victor da Silva (vice-presidente), Bruna Guapo (secretária-geral), Joyce Roque (1ª secretária), Caíque Lima (tesoureiro-geral), Gustavo Viana (1º tesoureiro), Letícia Sartori (diretora social), Rafaela Tomazella (diretora de imprensa), Leidiane Rodrigues (diretora cultural), João Lucas Gallê (diretor de esporte) e Catherine Wesselka (diretora de saúde e meio ambiente).

Segundo os integrantes, o interesse de formar o grêmio partiu da ideia de ajudar a escola e por conhecer os problemas do lugar onde estudam . Assim, reuniram-se e se dividiram entre os cargos.

O mais importante para vencer uma disputa de grêmio estudantil são as suas propostas. “O Futuro é agora” apresentou a seguinte plataforma para sua gestão: colocação de bancos no pátio; caixa de som para anunciar o transporte escolar; música no recreio; campanhas sociais; mini-olimpíadas com várias modalidade de esporte; organização de gincanas para arrecadação de dinheiro para ajudar no que a escola mais necessita; entre outras.

Para o presidente, Mateus Bertin, o grêmio será a voz dos alunos dentro da escola. “Nem todos os políticos são corruptos, queremos mostrar o lado bom da política e não prometer o que não pode ser feito”, destaca.

Agora no cargo do Grêmio Estudantil, a chapa campeã já começou seu trabalho. A primeira iniciativa será a Campanha do Agasalho na escola. A gestão de “O Futuro é agora” vai até o final deste ano.