26-03-15 - RETRO SOCIAL 2014 - Prefeitura Municipal de Conchas

26-03-15 - RETRO SOCIAL 2014

NOTICIAS > 2015 > MARÇO
AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2014:
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E LAZER

Durante o ano de  2014, o Departamento de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, através do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS,  realizou  ações através de planejamento administrativo e técnico,  visando  a melhoria de condições sociais, através de  ações voltadas para a superação de obstáculos.

Semanalmente, foram realizadas  oficinas de artesanato,  com o objetivo de desenvolver habilidades, objetivando  a melhoria de  geração de renda com os grupos integrantes do Programa de Atendimento Integral á Família PAIF, Benefício de Prestação Continuada- BPC, Grupo de  Gestantes, Grupo de Crianças,Grupo do  Programa Renda Cidadã, Grupo de Adolescentes e Jovens do  Programa Ação Jovem, integrantes do Programa Bolsa Família, Grupo da Melhor Idade, Coral da Melhor Idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Aconteceram também ações para os adolescentes e Jovens integrantes  do Programa Ação Jovem, através de ações que buscaram fortalecer  os eixos referentes ao Programa: Saúde, Mercado de Trabalho, Esporte e Cultura sob a coordenação de profissional na área da  Psicólogia.
O Departamento de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, constitui a Comissão Municipal de Empregos, buscando integrar de forma tripartite as ações voltadas para ampliar as oportunidades de empregos em nosso município,  ofereceu através dos Programas via Rápida Empregos e Programa Estadual de Qualificação Profissional cursos semi profissionalizantes, objetivando proporcionar melhores oportunidades de trabalho em nosso município. Através de parcerias com empresas locais e de municípios vizinhos, aprimorou o “Banco de Empregos”.
Todos os meses os (as) beneficiários (as) do Programa Bolsa Família tiveram uma Palestra socioeducativa sobre temas do seu cotidiano, sob a coordenação da Assistente Social.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos,  também teve suas atividades realizadas semanalmente desenvolvendo com o Grupo da Melhor Idade,  atividades físicas, de lazer, de integração e melhoria do convívio social,  através de comemoração dos aniversariantes realizada mensalmente.Foram realizados três passeios turísticos: Barra Bonita, Águas de São Pedro e Espaço Maeda na cidade de Itú. As ações foram acompanhadas pelo coordenador do CRAS.

O trabalho foi realizado por  equipe constituída por técnicos sociais, psicólogo, orientadora social, estagiários do Centro Integração Empresa Escola-CIEE, sob a coordenação da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Senhora Aparecida Augusta Soares..