26-03-15 - DIA D - Prefeitura Municipal de Conchas

26-03-15 - DIA D

NOTICIAS > 2015 > MARÇO
Alunos das escolas municipais de Conchas realizam ação contra a dengue

Conscientização, engajamento e educação! Essas três palavras representaram o Dia D – Dia de Conscientização e união de todos contra a dengue, uma iniciativa do Departamento de Educação e Cultura de Conchas que envolveu todas as escolas municipais da cidade, desde o Ensino Infantil até o Fundamental I e II, em combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.  A ação aconteceu na sexta-feira, dia 20 de março.

Os alunos realizaram uma passeata pelas ruas do município carregando cartazes de incentivo e apoio à campanha contra a dengue, distribuiu panfletos explicativos aos moradores e fez bastante barulho com apitos e com a fanfarra para chamar a atenção de toda a população, que é imprescindível na participação e na luta contra a proliferação da doença.

Além disso, outra importante ação dos estudantes foi a limpeza de terrenos próximos às escolas para a eliminação do foco do mosquito, mostrando que todos podem ser aliados e ajudar no combate à dengue.

Conchas encontra-se em situação de alerta e a preocupação com o avanço da doença é relevante. “Gostaria de agradecer ao Diretor do Departamento de Saúde, sr Mureb, ao Diretor do Hospital Municipal, sr Santo, do Meio Ambiente, sr Lippi e a toda a equipe gestora das Escolas Municipais, que se engajaram na Campanha, em especial a todos os professores e alunos que mostraram que, juntos, podemos fazer a diferença em nosso município”, disse o diretor do Departamento de Educação, professor Rogério.

Faça sua parte no combate à dengue:
  • Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
  • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
  • Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje;
  • Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água;
  • Vire todas as garrafas com a boca para baixo e evite que acumule água dentro delas;
  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;
  • Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa;

Você sabia?
Para se ter ideia, um ovo de um mosquito da dengue consegue ficar mais de um ano grudado em um recipiente. Se essa superfície não for lavada adequadamente, com água e sabão, uma simples chuva pode fazer o ovo eclodir e surgir novos insetos em menos de dez dias. O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.