25-08-15 FORMAÇÃO DE SEU CORPO DOCENTE - Prefeitura Municipal de Conchas

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

25-08-15 FORMAÇÃO DE SEU CORPO DOCENTE

NOTICIAS > 2015 > AGOSTO
PREFEITURA DE CONCHAS INVESTE NA FORMAÇÃO DE SEU CORPO DOCENTE

O mês de agosto teve um início especial e de acontecimentos importantes para a educação de Conchas, tanto para os alunos quanto para os educadores. Além da entrega dos kits de materiais escolares e dos uniformes para a rede municipal de ensino, aconteceu entre os dias 17 e 20 de agosto, em seu segundo ano consecutivo e gratuitamente, a 2º Semana da Educação 2015, na Câmara Municipal de Conchas. Essas iniciativas vêm de encontro à gestão do prefeito Odirlei Reis em atingir a excelência na educação do município.

Com aproximadamente 200 participantes presentes nos quatro dias de evento, entre diretores, coordenadores, professores, monitores e pajens, a 2ª Semana da Educação 2015 teve como tema central “Conhecer para transformar” e os educadores tiveram a oportunidade de assistir às palestras de conferencistas renomados na área da educação e formação dos profissionais dessa área. No ano anterior, a Semana da Educação trabalhou a excelência na arte de ensinar: motivação e compromisso.

O primeiro dia a conferencista Profª Ms. Rita de Cássia Souza Spindola falou sobre a “Aprendizagem significativa – a complexidade e a provisoriedade do conhecimento”, pautando o desejo de aprender por meio de situações-problema reais. O segundo dia foi reservado para a palestra da Profª Joyce Raymundo “O perfil do profissional na educação para o Século XXI”, cujo enfoque foi a qualificação profissional num contexto multidimensional e globalizado.
A Profª Ms. Giane Fregolante abordou a questão do limite e da disciplina na escola, através da construção histórica do conceito de criança e adolescente. E fechando a Semana com grande estilo, o Prof. Dr. Celso Antunes ministrou ao público presente a respeito de “Como desenvolver um ensino de qualidade em uma escola pública”, buscando desmistificar a crença de que alunos carentes e sem amparo familiar eficiente aprendem com mais dificuldades que alunos em outras situações.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Odirlei Reis por investir no trabalho de formação continuada de nossos docentes, trazendo até Conchas, professores de notório saber, propiciando a todos momentos de reflexão sobre nossa prática diária com alunos”, disse o Diretor do departamento, professor Rogério de Morais.


 Graduação dos conferencistas:

Profª. Ms. Rita de Cássia Souza Spindola:
Graduação em Pedagogia – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG;
Especialização em Psicopedagia – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF);
Especialização em Consultoria em Gestão Escolar – Fundação Lhermitage e fundacion Chile;
Especialização em andamento em Gestão de Pessoas – Faculdades Integradas Pitágoras (FIP/MC);
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto/SP;
Assessora pedagógica da Editora Saraiva.
 
 
Profª Joyce Raymundo:
Licenciada em Pedagogia e habilitada em Educação Especial pela Unesp/Araraquara. Pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado na Unesp/Marília, coordenadora da rede municipal de ensino de Batatais. Atualmente, gestora na EMEI Profº Paulo Roberto Faggioni.
 
Profª Ms. Giane Fregolante:
Pesquisa, Avaliação e Formação de Professores – Unicamp/ Campinas;
Mestrado em Educação na área de Ciências Sociais Aplicadas à Educação – Unicamp/Campinas;
Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – USP/SP
Pedagogia com Habilitação em Didática, Psicologia da Educação e Metodologia da Língua Portuguesa;
Especialização em Educação Especial na área de Deficiência Mental – Unesp/Marília.
 
Profº Dr. Celso Antunes:
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo;
Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição;
Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO, e autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem.
Suas obras voltadas para temas de Educação foram publicadas por diversas editoras brasileiras: Vozes, Augustus, Artmed, Scipione, Salesiana e Papirus e traduzidas para editoras internacionais: Lumen, Kapelusz, San Benito, Nárcea e Gedisa, e distribuídos na América e Europa.
Ministrou aulas para todas as séries e graus. Foi diretor de grandes colégios particulares em São Paulo: Pueri Domus, Portal do Morumbi, Sion. Coordenador Geral de Ensino de Graduação na Uni Sant’anna por mais vinte anos. Atualmente é diretor do Colégio Sant’anna Global e professor da Universidade Sênior da Terceira Idade na PUC de São Paulo.
Foi condecorado como Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
Ministrou palestras e cursos em Jornadas Pedagógicas e Congressos Internacionais em todos os Estados Brasileiros, Montevidéu (Uruguai), Huelva (Espanha), Madri (Espanha), Lisboa e Setúbal (Portugal).
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal