21-10-15 EDUCAÇÃO INOVADORA - Prefeitura Municipal de Conchas

21-10-15 EDUCAÇÃO INOVADORA

NOTICIAS > 2015 > OUTUBRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS REALIZA O 3º PRÊMIO EDUCAÇÃO INOVADORA E EDUCADOR NOTA 10

“Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”. Essa frase do educador e pedagogo Paulo Freire explica a essência do Prêmio Educação Inovadora e Educador Nota 10, que em 2015, chegou a sua terceira edição. Esse importante evento da área da educação, que aconteceu na noite do dia 13 de outubro, na Câmara Municipal de Conchas, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Conchas, através do Departamento de Educação e Cultura, para a valorização do trabalho docente municipal e disseminação de práticas educativas de sucesso e premia os educadores da rede municipal de ensino que tenham, durante o 2º e 3º bimestres, desenvolvido projetos educacionais com resultados significativos em sala de aula.

Foram 20 trabalhos inscritos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental em turmas da educação básica na rede municipal ou escolas filantrópicas (APAE), podendo ser urbanas ou rurais. As disciplinas aceitas foram: Estimulação Infantil, Alfabetização e Letramento, Língua Portuguesa, Educação Física, História, Artes, Língua Estrangeira, Ciências, Matemática, Filosofia e Geografia.

A data escolhida para a cerimônia coincide com a comemoração do Dia do Professor, e neste evento especial estiveram presentes o Prefeito Municipal Odirlei Reis, a Primeira-Dama Ângela Reis, o diretor do Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais, o presidente da Câmara Municipal, Darciso Aparecido Capellari, os vereadores Miguel Chaguri, Antônio Domingues de Oliveira Júnior, Rodrigo Lerantovski, Eugênio Luiz de Oliveira, os diretores e coordenadores das escolas municipais, professores e funcionários da rede municipal de ensino.

O prefeito Odirlei Reis começou a cerimônia parabenizando a todos os educadores pelos trabalhos desenvolvidos e pela data do Dia do professor, e destacou, com muita felicidade e orgulho, que o município de Conchas se tornou uma referência regional em educação, o que era uma das grandes prioridades de sua gestão.

Além do Prêmio Educação Inovadora, a cerimônia também destaca e premia o Educador Nota 10. Esse ano, o grande homenageado foi José Francisco Crisppi, conhecido como Professor Zelão, que teve grande contribuição de sua carreira acadêmica na educação conchense. Durante seu discurso de agradecimento, Zelão contou que o que o deixava mais feliz era a possibilidade de construir pessoas para o mundo e que, no meio de tanta crise em que o país se encontra na atualidade, a educação é a única salvação.

O show da noite ficou reservado para Rodrigo Libânio, contador de histórias que atua há mais de quinze anos nessa atividade profissional, que encara também como um hobby, depois que, sob influência da mãe, pedagoga e educadora, trocou os ramos convencionais do mercado pela contação de histórias.

A apresentação propõe, sobretudo, alternativas aos profissionais de educação para contarem histórias aos alunos e filhos, além de mostrar ferramentas como teatro de sombras, teatro de brinquedos, teatro com objetos, contação de causo, entre outras técnicas que servem de apoio ao processo educacional.

No final da cerimônia, o diretor do Departamento de Educação e Cultura anunciou os grandes vencedores da edição do Prêmio Educação Inovadora 2015 dos Ensinos Infantil e Fundamental. Com o prêmio de R$2500,00, a professora Josimara da Silva Martins, da Escola Municipal José Del Bem, ganhou o primeiro lugar com o projeto “Arte com Natureza”. E o professor Danilo de Almeida Pires, da Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina, alcançou o prêmio máximo através do projeto “Desafiando os preconceitos, convivendo com as diferenças”.

Todos os educadores participantes foram premiados. Os segundos e terceiros colocados receberam, respectivamente, R$1500,00 e R$500,00. Os demais ganharam uma entrada para o Castelo Water Park, em Cesário Lange.

“Foi muito gratificante ver a riqueza dos trabalhos apresentados e o empenho dos professores em, explorando novas didáticas de ensino, transformarem suas práticas e a aprendizagem de seus alunos e  também poder estar tornando concreta  mais uma meta do plano de governo do prefeito Odirlei Reis”,  finalizou o diretor do Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais.