16-07-15 UBS CENTRAL - Prefeitura Municipal de Conchas

16-07-15 UBS CENTRAL

NOTICIAS > 2015 > JULHO
INAUGURADA UBS DO CENTRO, ESTA É MAIS UMA OBRA REALIZADA NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL.

A Unidade Básica de Saúde Central (UBS), conhecida como Posto de Saúde do Centro estava lotada na noite chuvosa do último sábado (4). Inaugurada após um ano e três meses em reforma o espaço irá atender pacientes crônicos principalmente com diabetes e hipertensão, idosos com mais de 65 anos, além de contar com sala de psicologia e de vacinação. A inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal Odirlei Reis, Vice-prefeito Marcelo Valdrighi; Presidente da Câmara Municipal Darciso Aparecido Capellari; Secretário Municipal de Saúde, Antonio José Neder Mureb; e os vereadores Ademir Simão; Antonio Domingues de Oliveira Júnior; Eugênio Luiz de Oliveira e Miguel Chaguri, assim como a equipe que irá atuar na unidade e a população conchense.

A obra recebeu um investimento total R$272 mil, sendo 180 mil repasse do governo estadual por meio do Programa Qualis UBS, e uma contrapartida municipal de R$92mil.

Por meio de lei municipal de autoria do vereador Antonio Domingues de Oliveira Júnior a UBS homenageia a enfermeira que trabalhou aproximadamente 25 anos na Santa Casa de Conchas, Jacinta de Fátima Souza Vieria, a qual faleceu aos 49 anos. Adão Sebastião Vieira, viúvo da Jacinta e seus filhos Bruna Gabriela de Souza Viera e Bruno José de Souza Vieira compareceram na inauguração. Para Bruna, o fato de a UBS levar o nome da sua mãe é um reconhecimento pelo trabalho que a enfermeira realizou para a população. “É um orgulho pra nós. Minha mãe começou trabalhar na Santa Casa com 17 anos, foram mais de 25 anos dedicados à saúde”, afirmou Bruna.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Antonio José Neder Mureb, esta é uma verdadeira inovação para uma cidade do porte de Conchas e não existe outra obra semelhante em toda região. “Aqui iremos atender a população que mais carece de atendimento como idosos, acamados, diabéticos e hipertensos, doenças que são o ‘mal do século’ e necessitam de uma atenção especial”.

A equipe que irá trabalhar no local conta com dois auxiliares de enfermagem, quatro agentes comunitários, psicóloga, psiquiatra, cardiologista, sala de vacinação e o médico generalista Dr. Herói João Luiz Vicente. Formado há 30 anos pela Escola Paulista de Medicina, Dr. Herói explica que não havia centralização para atendimento desse público, e que a UBS irá facilitar o atendimento com acesso rápido a exames, por exemplo.

O local foi projetado com acessibilidade, paisagismo e iluminação externa com led, que economiza energia, e irá atender um público inicial de 1.200 pacientes com o objetivo de chegar aos 2 mil usuários. Dona Helena Gobbo de Almeida, 95 anos, uma figura conhecida por todos foi uma das homenageadas da noite, juntamente com a senhora Sidalva Correia Leme, 67 anos e o senhor Antenor Leme, 92 anos. Para o casal de hipertensos, essa qualidade no atendimento irá fazer toda a diferença na rotina diária já que as idas ao médico é constante devido à doença. “A pressão alta pode matar, temos que tomar cuidado. Ter o atendimento próximo de onde moramos irá facilitar muito a nossa vida”, afirmou Dona Sidalva.

De acordo com o Prefeito Municipal Odirlei Reis, a ideia é que a partir desse projeto sejam criadas outras concepções específicas como uma unidade para crianças. “Quando passo pela Praça na Coab I e vejo que mesmo com esse frio está lotada de garotos brincando, ou quando recebo informações como a de que o do Centro Odontológico teve aumento no número de consultas, tenho muito orgulho pelo que já fizemos pela cidade e pelos conchenses. Tenho certeza que esta é mais uma obra que vou sentir orgulho, um projeto que irá ajudar muitas pessoas”, falou.

Durante o evento Reis agradeceu a equipe que trabalha com ele, os vereadores e a oportunidade de homenagear a Jacinta enfermeira. “Nós temos uma equipe administrativa que me ajuda muito e vereadores atuantes, sem eles não conseguiríamos tudo o que estamos conseguindo nessa administração”, afirmou.

A UBS Central fica na Avenida Goiás, S/N, no Centro de Conchas.