16-07-15 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - Prefeitura Municipal de Conchas

16-07-15 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

NOTICIAS > 2015 > JULHO
CONCHAS INOVA COM TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Você já imaginou que seu filho pode aprender a escrever e ler usando um aplicativo para tablet? E mais, que esses aparelhos são utilizados em escolas públicas do município de Conchas? Essa é uma realidade em diversas escolas da cidade. No total são aproximadamente 1.200 alunos atendidos em projetos que utilizam da tecnologia em benefício à educação. Um deles é o Khan Academy, o projeto é um sistema de aprendizagem online que reúne exercícios, vídeos de instrução num painel personalizado que capacita os estudantes a aprenderem no ritmo de cada um.

O sistema é traduzido no português pela Fundação Lemann, a qual também realiza cursos periodicamente aos professores capacitando para a utilização do projeto em salas de aula. Para o Diretor do Departamento de Educação e Cultura de Conchas e professor, Rogério de Morais, a ferramenta analisa o desempenho de cada aluno individualmente, o que melhora o desempenho do aluno e também auxilia o professor a conhecer qual conteúdo cada um tem mais dificuldade.

Os alunos têm aulas duas vezes na semana no Khan Academy que, desde 2014, é desenvolvido em três escolas: a Escola Municipal Maria Antônia de Camargo I, Maria Teixeira Lima (Professora Dona Nenê) e a Prefeito Reineiro Donato Pastina.

Outro projeto em parceria com a Fundação Lennan é o Gatópolis. Ele é um aplicativo, uma espécie de plataforma, desenvolvido especialmente para contribuir nos processos de ensino e aprendizado para a leitura e a escrita em crianças entre quatro a oito anos. O Gatópolis é direcionado às escolas Maria Antônia de Camargo I e Maria Antônia de Camargo II; Cônego Joao Quirino de Almeida e Maria Teixeira Lima (Professora Dona Nenê).

Esses projetos reforçam a proposta de inovação apresentada pelo Prefeito Municipal Odirlei Reis. "Há pouco tempo não se imaginava que essa evolução pudesse acontecer na educação do nosso município, e hoje, graças a muito trabalho e dedicação de todos os profissionais do Departamento de Educação, a tecnologia já é realidade em nossas escolas”, afirma.

Ensino de robótica
Além desses dois projetos que ensinam de uma forma diferente, quase que brincando como se fossem games, neste ano o Programa Mais Educação da Escola Reineiro recebeu cinco kits de robótica. Cada conjunto pode formar 20 combinações diferentes como carros movidos a Bluetooth pelo celular ou máquinas. “Buscamos ir além da educação tradicional, procuramos aderir projetos que ensinem de uma forma divertida. Com esses kits de robótica, por exemplo, que são ministrados em aula por um monitor capacitado que cursa engenharia mecatrônica, o aluno aprende ciência”, finalizou Morais.

Salas de informática
Seis escolas do município têm salas de informática ou laboratórios à disposição dos alunos, são 98 computadores, 52 netbooks e 90 tablets.

Em 2014 foram implantadas nas escolas: José Del Ben - 15 computadores; Maria Antônia de Camargo I - 27 netbooks;  Prefeito Reineiro Donato Pastina duas salas, uma com 32 computadores voltada à educação integral do Programa Mais Educação, e outra com 31 computadores e, na Escola Municipal Maria Teixeira Lima (Professora Dona Nenê) 25 netbooks, todos os aparelhos tem acesso à internet.

Neste ano de 2015 outras duas escolas da rede municipal ganharam salas de informática: a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Bairro dos Binos 8 computadores e a Escola Municipal Professora Ana Petilo Maracini, no Distrito de Juquiratiba, que  recebeu um laboratório com 12 computadores. Para o Diretor do Departamento de Educação e Cultura de Conchas, Rogério de Morais a maior dificuldade encontrada foi em lugares de difícil acesso a internet como no Bairro dos Binos.

Segundo Morais os projetos têm importantes parcerias como a Fundação Lemann que além de capacitar os professores a utilizarem os softwares nas salas de aulas, doaram os 52 netbooks além de dois carregadores. “Outro parceiro nessa empreitada foi o Banco do Brasil que doou 75 computadores para nós. São computadores usados nas agências os quais reutilizamos para o ensino”, contou.

Todos os projetos envolvendo tecnologia em benefício da educação começaram na gestão atual (2013/2016) “Estamos caminhando em ritmo acelerado para atingir a excelência na educação, construindo seis novas escolas, reformando as existentes, investindo em material pedagógico e humano, merenda, transporte escolar, uniformes, e muito ainda está por vir”, finaliza o Prefeito Municipal Odirlei Reis.