15-12-14 - MUNICÍPIO VERDEAZUL2014 - Prefeitura Municipal de Conchas

15-12-14 - MUNICÍPIO VERDEAZUL2014

NOTICIAS > 2014
CONCHAS RECEBE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Na tarde da última quinta feira, 11/12/2014, o município de Conchas recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação do Programa Município Verde Azul.

Neste ano Conchas ficou com a 28° posição, alcançando 91,28 pontos, entre 100 possíveis. O município saltou 34 posições rumo ao topo, tendo ficado em 62° em 2013.

O programa consiste em atender 10 diretivas ambientais, as quais ajudam o município e sua comunidade ambientalmente falando. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O responsável pelas conquistas foi o Diretor de Meio Ambiente e Agricultura Eng. Umberto Lippi, o qual coordena desde o início do ano passado o Departamento de Meio Ambiente, e, nos dois anos no cargo, conseguiu sucesso nas duas certificações.

Este foi o sétimo ano de certificação, sendo que Conchas tem o seguinte histórico no PMVA: Ano 2008 – nota 25,91 – classificação – 301º lugar; Ano 2009 – nota 30,89 – classificação – 511º lugar; Ano 2010 – nota 27,97 – classificação – 532º lugar. Ano 2011 – nota 2,77 – classificação – 635º lugar; Ano 2012 – nota 58,68 – classificação – 233º lugar; Ano 2013 – nota 80,00 – classificação – 62° lugar – CERTIFICADO; Ano 2014 – nota 91,28 – classificação – 28° lugar – CERTIFICADO. A avaliação ocorre entre os 645 municípios do Estado de São Paulo.

Com este certificado o Município de Conchas, além de figurar entre os municípios de destaque por estar entre os 30 melhores, também tem uma preferência na aquisição de verbas junto ao FECOP – Fundo Estadual de Controle da Poluição, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2013 o município recebeu um caminhão Coletor de Lixo devido a certificação.

A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e este ano contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional Júlio Semeghini, o Secretário de Meio Ambiente Rubens Rizek, o coordenador do Programa Município Verde Azul Ricardo Montoro e o Deputado Estadual Bruno Covas ex-secretário de Meio Ambiente. Por Conchas estiveram na cerimônia o Diretor de Meio Ambiente Eng. Umberto Lippi e o Vereador Eugênio Luiz de Oliveira.

O prefeito Odirlei Reis parabenizou o Departamento de Meio Ambiente pela premiação e ressaltou a evolução que o município teve com os trabalhos focados no programa estadual.

O Diretor Lippi fez questão de agradecer ao Prefeito Odirlei por todo apoio dado durante os trabalhos. “O prefeito sempre nos apoiou e acompanhou de perto os trabalhos realizados. A preocupação e o engajamento com o Meio Ambiente nesta administração nunca foi visto anteriormente em Conchas” disse o Diretor.

Estendendo os agradecimentos, o diretor comentou da importância da participação dos vereadores, e de outros departamentos da prefeitura como Educação, Assistência Social, Serviços Urbanos, Obras, Planejamento e da Administração em geral.