15-09-15 CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESCOLAS - Prefeitura Municipal de Conchas

NOTICIAS > 2015 > SETEMBRO
OBRAS EM PROL DA EDUCAÇÃO CONCHENSE
CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESCOLAS E INVESTIMENTOS NAS ATUAIS

Atualmente seis escolas estão em construção ou em fase de projeto em Conchas. As escolas de educação infantil estão sendo projetas em diferentes locais do município, nos bairros: Santa Rita, Joanim Parise, Jardim Santo Antônio, Vila Seminário e Jardim Oliveira. No Conjunto Habitacional Dr. Luiz Gonzaga Pinto Moreira (Cohab IV), está sendo construída uma escola de ensino fundamental.

Segundo o Diretor do Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais, essas obras irão beneficiar cerca de 600 alunos. “Em relação às escolas de educação infantil, temos uma necessidade urgente, pois o município aluga um imóvel há mais de oito anos, e, este imóvel não apresenta as melhores condições no que diz respeito a espaço e ambientes adequados às crianças nesta faixa etária (0 a 5 anos). Também há um déficit comprovado por índices oficias sobre o atendimento às crianças, sobretudo entre 0 e 3 anos, mais notadamente no segmento do berçário. Temos uma lista de espera e, com as novas escolas em funcionamento teremos condições de atender a 100% dos alunos conchenses”, explica.
Além da construção dessas novas escolas, a administração municipal está realizando obras de revitalização. Na Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina foi implantado grade, portões e modernizado todo o sistema de câmeras, além da construção de rampas de acessibilidade e inauguração de salas de informática e leitura.

Na Escola Municipal Cônego João Quirino de Almeida, foi feito acesso ao ônibus e implantado gradil. Além de reforma da quadra, implantação de iluminação, instalação de playground, investimentos em brinquedos e instalação de Sala de Recursos adaptada para crianças com necessidades especiais.

“Essas obras na escola Reineiro oferecem mais segurança para os alunos, oportunidade de aprendizagem através do uso de novas tecnologias, investimento em recursos de leitura, despertando para a importância do hábito de ler entre os adolescentes. Na Cônego oferece qualidade nos recursos pedagógicos da escola, segurança para o embarque e desembarque de alunos, possibilidade do incentivo ao brincar como ferramenta de desenvolvimento físico e cognitivo, atendimento educacional especializado às crianças com necessidades especiais”, afirma Morais.

Está sendo construída também uma quadra coberta na Escola Municipal Professora Maria Teixeira Lima (Dona Nenê) na Cohab IV, o local será adequado para as aulas de educação física dos alunos.
Por último, até o momento, a Cozinha Piloto foi adequada às normas de higiene para o preparo dos alimentos servidos diariamente às crianças, ambiente de trabalho das cozinheiras e padeiros adequado ao desenvolvimento de suas atividades, respeitando-se as normas de segurança do trabalho e otimização de recursos.