10-12-13 - Município VerdeAzul 2013 - Prefeitura Municipal de Conchas

10-12-13 - Município VerdeAzul 2013

NOTICIAS > 2013
Conchas é certificado no Município Verde-Azul pela primeira vez na história

Na terça-feira, 10 de dezembro, o governador Geraldo Alckmin, entregou o certificado do programa Município Verde Azul ano 2013 aos 67 representantes dos municípios contemplados, que garante à Administração Municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do FECOP - Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Pela primeira vez na história do Município de Conchas nos seis anos de Programa, o município foi certificado, obtendo nota 80 e ficando na posição 62° entre todas as 645 cidades do Estado de São Paulo.

Esta é a maior conquista que um município pode alcançar junto ao Governo Estadual na área Ambiental, e Conchas, concorreu ao prêmio com 587 municípios, sendo certificado por atingir as metas ambientais estipuladas em 10 diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental, e Conselho Ambiental.

Apesar do pouco tempo de trabalho, de acordo com o Diretor Municipal do Meio Ambiente, Umberto Lippi, que representou o município na premiação, os resultados saíram graças à dedicação e esforço de uma equipe unida em prol da população conchense e da participação efetiva de diversos setores da Prefeitura de Conchas e do engenheiro agrônomo Valter Vieira, do município de Torre de Pedra, que o orientou nos primeiros passos a serem dados. "Os vereadores em Conchas também tiveram participação direta, ajudando com a aprovação de diversas leis ambientais, em especial o vereador Miguel Chaguri, e também o vereador Eugenio que, com suas cobranças, nos conduziu a perseverar nesta missão". "Neste momento agradeço a todos que participaram direta ou indiretamente nesta conquista que não é apenas minha ou do prefeito Odirlei Reis, é uma conquista do grupo, da equipe que topou abraçar a causa por uma cidade melhor".

Com o município certificado, muitas portas deverão ser abertas junto ao Governo do Estado, pois o município passa a ser olhado de maneira diferenciada. Segundo o Diretor de Meio Ambiente será solicitado junto ao FECOP um novo caminhão coletor de lixo.

Vale lembrar que, Conchas, há vários anos, tem participado do programa Município Verde Azul, porém, não havia conseguido pontuação suficiente para conquistar a certificação. Em 2008, ficou em 301º lugar; 2009 em 511º lugar; 2010 em 532º lugar; 2011 em 635º lugar; 2012 em 233º lugar.

Ao receber o prêmio, no Palácio dos Bandeirantes, em suas palavras Umberto Lippi expôs: "Esta conquista foi o resultado de um ano de intenso trabalho, não somente meu, mas de toda equipe municipal que colaborou com este resultado. Agora temos que trabalhar ainda mais para manter esta certificação e conquistar benefícios para o nosso município".