05-02-15 - RETROSPECTIVA 2014 - EDUCAÇÃO - Prefeitura Municipal de Conchas

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

05-02-15 - RETROSPECTIVA 2014 - EDUCAÇÃO

NOTICIAS > 2015 > FEVEREIRO
RETROSPECTIVA DO ANO DE 2014 DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA MOSTRA TODO O TRABALHO E DEDICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

O ano de 2014 para o Departamento de Educação e Cultura de Conchas foi de muito trabalho, dedicação, esforço, inovação, pioneirismo e incentivo para que a grande prioridade da atual administração, que era alcançar uma educação de qualidade e digna para todos os alunos, e na parte cultural, oferecer lazer e entretenimento gratuitamente à comunidade, fosse concretizada.

As aulas tiveram início em fevereiro, e o cardápio balanceado e diferenciado da merenda escolar foi o grande destaque dessa atual administração, preocupada com a alimentação saudável de todos os alunos. Outra ação importante, de iniciativa inédita e pioneira, foi a implantação da  primeira sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado de crianças com necessidades especiais da rede municipal, na Escola Municipal Maria Antônia de Camargo (núcleo I). A educação inclusiva se tornou uma realidade no município de Conchas.

Na área cultural, o 2º Meu Bairro é Show aconteceu na Cohab IV, com muitas atividades para a comunidade local. Março é o mês mundial da água e os alunos da Escola Municipal Maria Teixeira Lima (Dona Nenê) fizeram uma passeata pela conscientização dessa importante fonte de vida nos arredores da Instituição.  O município de Conchas também comemora no dia 10 de março o “Dia de Combate à poluição dos Rios”. Abril foi um mês em que todos os alunos da rede municipal foram presenteados com a Semana da Páscoa, na qual receberam os ovos de chocolate do Departamento de Educação e Cultura. Também ganharam a entrada para assistirem, gratuitamente, a um espetáculo circense.

A Semana do Bebê realizou atividades com as crianças das Escolas de Ensino Infantil, cujo objetivo principal dessa iniciativ a foi trabalhar a “descoberta” do mundo através dos sentidos com as crianças de 04 meses a 2 anos de idade. O 3º Meu Bairro é Show aconteceu na quadra da Escola Municipal Reineiro Donato Pastina, com foco na estética e beleza. O mês de maio nos remete às mães, e para homenageá-las, o coral da Escola Maria Antônia de Camargo I, formado por alunos dos 1ºs aos 5º anos, se apresentou em frente ao Banco do Brasil Supermercado da Mama e Livraria do Celso, no centro da cidade, encantando o cidadão conchense.

Com a aproximação do inverno no meio do ano, o Departamento de Educação e Cultura realizou a entrega de 800 toalhas e 266 mantas para as crianças das seis escolas de ensino infantil do município. E o mês de maio ainda foi de bastante importância para a área educacional do município com a implantação do Projeto de Intervenção: Programa de Estimulação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas, orientado pela fonoaudióloga Regiane Pieroni Viadanna, nas Escolas Municipais Maria Antônia de Camargo (Núcleo I) e Maria Teixeira de Lima. Mais um passo para a educação inclusiva com foco na qualidade de ensino.

Junho é o mês da festa junina e o arraiá de 2014 foi realizado no salão da Paróquia da Igreja Matriz. Também nesse período, o município de Conchas recebeu dois ônibus rurais escolares grandes, através do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal. Em praticamente um ano e meio, a atual gestão conquistou, no total, 12 veículos para o Departamento de Educação, sendo 10 ônibus e duas vans para o transporte de seus alunos. Devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, as férias escolares foram antecipadas para esse mês, retornando às aulas no mês de julho.

Julho foi um mês de inovação e novos projetos para a educação. O Projeto Khan Academy, plataforma de ensino de matemática online e gratuito implementado pelo Departamento de Educação e Cultura de Conchas nas escolas de Ensino Fundamental I e II, esteve a todo vapor nesse início de semestre. Todos os dias da semana, nos laboratórios de informática, os alunos acessam o programa e aprendem matemática de uma forma dinâmica e divertida, sempre acompanhados pelos professores dessa disciplina. E para aprimorar ainda mais esse projeto, o Departamento recebeu a doação de 51 notebooks do Instituto Lemann para serem utilizados no acesso ao programa Khan Academy.

E para fechar com chave de ouro o mês de julho e coroar o início do segundo semestre, houve a entrega dos kits de material escolar, mais uma ação pioneira da gestão atual. Os alunos das escolas de Ensino Fundamental I e II receberam das mãos do prefeito Odirlei Reis e do Diretor de Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais, o material necessário para a sala de aula.

O mês de agosto também representou mudanças na área educacional do município. O Programa Mais Educação, implantado nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, foi apresentado para toda a comunidade. Este projeto constituiu-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Os novos playgrounds foram instalados nas Escolas Municipais Cônego João Quirino de Almeida e Maria Teixeira de Lima, com uma estrutura totalmente nova, colorida, segura e moderna. Aulas de ginástica rítmica tiveram início também nesse mês para os alunos do Programa Mais Educação, no Ginásio Municipal de Esportes.

Agosto foi um mês repleto de ações e representou a preocupação da administração no investimento pedagógico, já que aconteceu a 1ª Semana da Educação de Conchas, na sede da Câmara Municipal. O evento teve como público gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino assim como das redes estadual e particular. A 1ª Semana da Educação tem como tema a excelência na arte de ensinar com foco na reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para encerrar o mês, o Prêmio Minha Sala é 10!, que focava b
ons resultados nas notas bimestrais, assiduidade, disciplina, lição de casa e a manutenção da limpeza da sala de aula como forma de avaliação dos alunos da rede municipal, presenteou os estudantes com um passeio ao Shopping em Botucatu, com sessão de cinema e lanches gratuitos.

Em setembro aconteceu a inauguração da Sala de Leitura da Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina. Este espaço agora faz parte da rotina dos quase 800 alunos atendidos diariament e conta com mobiliário adequado, livros de títulos variados, almofadas e puffs, tornando o espaço agradável para a realização de aulas de leitura e pesquisas sobre temas variados indicados pelos professores. A aula de robótica, também nessa mesma escola, representou mais uma ação voltada para a melhoria da aprendizagem. A robótica possibilita aos alunos se inserirem no mundo das Ciências práticas. O Projeto faz parte do Programa Mais Educação e é aplicado no contraturno das aulas.

Novos mobiliários foram adquiridos, através de muito esforço e dedicação da administração, para as escolas de Ensino Fundamental Ana Petilo Maracini, Mirandas, Bairro dos Binos, Maria Antonia de Camargo e Maria Teixeira LimaForam recebidos 737 Kits de mobiliário escolar, 34 conjunto professor e 9 mesas cadeirantes, num total de 94.047,00 (Noventa e quatro mil e quarenta e sete Reais) para atender crianças entre 1,19 a 1,42 metros  de altura, todas certificadas pelo INMETRO e dentro dos padrões estabelecidos para que as crianças possam se sentar corretamente durante as aulas. A Mostra Cultural do Ensino Infantil, cujo tema proposto foi a sustentabilidade, abrilhantou e mostrou toda a desenvoltura e talento dos pequenos alunos.

Outubro é o mês das crianças e durante toda a semana dessa data comemorativa, as escolas receberam atrações como Palhaço, mágico, pula-pula, brincadeiras, doces, gincanas cultura e esportiva. O 2º Prêmio Educação Inovadora, na semana do Dia do Professor, priorizou a valorização do trabalho docente municipal através do desenvolvimento de projetos inovadores aplicados pelos professores diretamente em suas salas de aulas dos Ensinos Infantil e Fundamental e premiou os melhores projetos inscritos.

Novembro foi um mês de diversas ações na área da cultura, já que o Departamento promoveu a Semana Cultural de Conchas. Entre as atrações, destacaram-se o cinema ao ar livre, as apresentações do Conservatório de Tatuí, do grupo de teatro Zibaldoni e o Encontro de Corais. Em uma ação conjunta com esta Semana, aconteceu as comemorações do 98º Aniversário de Conchas, no início do mês de dezembro.

A começar pelo dia 2 de dezembro, data em que foram lançados os livros “Conchas: história e memória” e “Reminiscência”. A primeira obra foi escrita por Maurício Araújo e a disciplina História de Conchas fará parte da grade curricular das séries Pré II (Ensino Infantil), 4º ano (Ensino Fundamental I) e 7º ano (Ensino Fundamental II), tornando-se realidade um sonho da atual administração. diretor do Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais. O livro “Reminiscências” foi produzido em sala de aula pelos alunos dos 9ºs anos da Escola Municipal Prefeito Reineiro Donato Pastina através do Projeto Meu Primeiro Livro com poesias e textos em prosa sobre temas relacionados à história de Conchas, pesquisados pelos próprios estudantes no decorrer do ano de 2014.

No dia 04, data do aniversário da cidade houve a comemoração cívica com a apresentação das escolas municipais e estaduais e dos alunos do Projeto Guri, na Praça Tiradentes, e o Festival de Talentos Estudantil, que objetivou a promoção a cultura e a integração estudantil dos estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Conchas. As comemorações se encerraram com apresentação de espetáculo de dança e show gospel. Todo o evento foi gratuito à população conchense.

Nesse último mês do ano, o Departamento de Educação e Cultura recebeu a doação de computadores do Banco do Brasil e farão parte do patrimônio das escolas municipais. A tão esperada cozinha piloto e padaria municipal foi oficialmente inauguradas no final de 2014, com um espaço amplo e adaptado, moderno, com separação de ambientes, centralizando toda a produção de alimentação escolar em um mesmo lugar.

E a 4ª e 5ª edições do projeto Meu Bairro é Show aconteceram nos Bairros Cohab I e Cohab II encerrando as atividades do ano de 2014.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal