05-02-15 - AÇÕES GRATUITAS NA EDUCAÇÃO - Prefeitura Municipal de Conchas

05-02-15 - AÇÕES GRATUITAS NA EDUCAÇÃO

NOTICIAS > 2015 > FEVEREIRO
PREFEITURA DE CONCHAS  SE DESTACA POR SUAS INICIATIVAS E AÇÕES GRATUITAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Um dos grandes objetivos da atual administração municipal de Conchas é alcançar a excelência na área da educação. Nesses últimos dois anos, o Departamento de Educação e Cultura tem motivos para comemorar devido às ações pioneiras para melhorar o aprendizado e desempenho de seus alunos, além de capacitar e incentivar os professores da rede. E entre esses destaques está a gratuidade de suas iniciativas.

Em 2014, todos os alunos da rede municipal de ensino receberam o Kit de material escolar contendo desde caderno de brochura até canetas, lápis de cor e régua. Com isso, foi extinta aquela famosa lista de materiais que as escolas enviavam aos pais, e que muitos não tinham condições de comprar. Essa iniciativa beneficiou tanto os alunos, que agora adquirem material novo todo ano, quanto aos responsáveis, que não precisam se preocupar com esse gasto extra.

O entretenimento para os estudantes também foi pensado com muita dedicação pela atual gestão, sendo presenteados ou premiados por seu desempenho em sala de aula. Excursões de formatura e viagens a parques aquáticos, visitas ao zoológico e ao SESC com as crianças do Ensino Infantil, passeios a Shoppings da região, idas ao cinema com muita pipoca, entradas para assistir a um espetáculo circense, enfim, atividades que proporcionaram aos alunos muita diversão e conhecimento, mudando a rotina de todas as escolas.

O Programa Mais Educação, projeto implantado pelo Departamento de Educação e Cultura do município desde abril de 2014, possibilitou atividades aos estudantes que possivelmente não estariam presente na realidade de cada um. Aulas de ginástica rítmica, karatê e tênis foram base desse programa que vai ter continuidade em 2015.

A parte pedagógica, que envolve a capacitação de gestores e professores da rede municipal também foi um ponto importante que o Departamento de Educação e Cultura ofereceu aos educadores. Cursos de capacitação constantes, colóquios, palestras, seminários e a 1ª Semana da Educação, todos ministrados por profissionais gabaritados, foram exemplos de incentivo e preocupação da atual gestão com os seus educadores.

Todas essas ações tiveram, prontamente, um resultado muito positivo. Vale lembrar que, o município de Conchas, apresentou uma das melhores notas em educação básica (IDEB) e superou a meta do MEC (Ministério da Educação). O município registrou nota 6,0 superando a meta de 4,9 estipulada pelo MinistérioA evolução e o avanço na área da educação foram evidentes nesses últimos anos. Nos anos de 2009 e 2011a média foi de 5,5 e 4,5, respectivamente.

“Desejamos a todos os professores, alunos e funcionários da educação, um bom ano letivo de 2015 e contamos com o empenho de todos para continuarmos sendo destaque regional em educação de qualidade, objetivo perseguido sempre pela administração Odirlei Reis”, disse o Diretor de Departamento, professor Rogério de Morais.