04-11-15 ESCOLA DOS MIRANDAS COM ACESSO ONLINE DE APRENDIZAGEM - Prefeitura Municipal de Conchas

04-11-15 ESCOLA DOS MIRANDAS COM ACESSO ONLINE DE APRENDIZAGEM

NOTICIAS > 2015 > NOVEMBRO
ALUNOS DA ESCOLA DOS MIRANDAS. BAIRRO SANTA TEREZINHA, JÁ TÊM ACESSO A PLATAFORMAS ONLINE DE APRENDIZAGEM

A plataforma online de aprendizagem,  como forma de utilizar a tecnologia a favor da educação,  já é  realidade no ensino municipal conchense. Mas como é o comportamento do aluno, o grande beneficiado, perante a essas mudanças nas atividades dentro da sala de aula?

Os alunos da escola rural dos  Mirandas, no Bairro Santa Terezinha,  que compreende uma série multisseriada de Pré I e Pré II, e um primeiro ano,  foram apresentados ao mundo tecnológico há aproximadamente dois meses, após o esforço e empenho da Prefeitura Municipal de Conchas, através do Departamento de Educação e Cultura, para conseguir o acesso à internet em bairros em que antigamente não era possível a conexão com a rede. Sendo assim, netbooks foram adquiridos pelo Departamento para que todos os alunos de sua rede compartilhassem dessa tecnologia.

Entre cinco e seis anos de idade, muitas crianças das escolas rurais nunca tiveram contato com o computador, o que transformou essas plataformas online em novidade e encantamento. Os aplicativos usados em sala de aulas são jogos pedagógicos, como: “Sílabas e figuras”, “Encaixa na caixa”, “Vogais e figuras com som” e “Grande Prêmio da Matemática”.

A aluna Rafaela Oliveira, de cinco anos, é uma das mais animadas na hora de usar o netbook. “Eu acho muito legal e o que mais gosto é o jogo de encaixe porque tem bastante cores”, contou. Já João Victor, também de cinco anos, aprendeu com muita facilidade a mexer nos joguinhos. “Eu gosto mais do joguinho de montar e agora não uso só meu caderno”, disse o aluno.

As aulas com plataformas online de ensino são trabalhadas de uma a duas vezes na semana. A professora Márcia Aires aprovou o uso da tecnologia com os pequenos estudantes. “A grande maioria das crianças aprendeu a mexer no computador aqui na escola, pois não têm em suas casas. Além disso, eles estão se familiarizando com o mundo tecnológico”, destacou a professora.

Os jogos pedagógicos auxiliam também no reconhecimento das letras, formas, na socialização entre os alunos e na vontade aprender. “A coordenação motora foi uma das habilidades aprimoradas por eles, já que eles precisam, com as mãos, arrastar o mouse para conseguir trabalhar seus joguinhos, e isso despertou o interesse de cada um. Outro ponto é importante foi a melhora na dicção”, considerou Márcia.

“Eu gosto do jogo de montar letras, porque posso escrever meu nome e eu aprendo muito rápido e eu sei mexer no mouse”, comemorou João Victor, cinco anos. “ O joguinho de encaixe eu sei melhor que na apostila, porque eu posso mexer e montar sozinha, e com computador é mais legal”, falou a esperta Emily Nascimento, cinco anos.

A escola também recebeu um computador com acesso à internet e impressora e copiadora, o que antes não possuía. Assim, as pesquisas e atividades na rede são um auxílio a mais para os trabalhos com os alunos.