04-08-15 PALESTRA EDUCACAO FINANCEIRA - Prefeitura Municipal de Conchas

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

04-08-15 PALESTRA EDUCACAO FINANCEIRA

NOTICIAS > 2015 > AGOSTO
Departamento de Desenvolvimento Social e CRAS realizam palestra com mágicas sobre educação financeira
 
“As finanças de uma família são tão importantes quanto à saúde, educação e alimentação, pois são a paz interior que fazem a pessoa estar bem”, essa afirmação é do palestrante Mauro Dias, que esteve no último dia 30 em Conchas onde fez uma apresentação com shows de mágica sobre “Educação Financeira: organizando meus gastos”. O evento que aconteceu na quadra do Seminário Salvatoriano, contou com a participação de 118 pessoas  integrantes dos programas bolsa família e renda cidadã.

Segundo Dias, as famílias raramente conversam sobre educação financeira, por isso o fato de tantas pessoas estarem endividadas. “Temos que eliminar esse tabu de que dinheiro não presta, ele é muito bom desde que usado corretamente e deve ser respeitado”, afirmou.

Entre uma mágica e outra, como fazer um pedaço de papel se transformar numa nota de cem reais, o mágico/palestrante explicou que a forma de conduzir o dinheiro mudou muitos nos últimos anos. Antes da Revolução Industrial o pensamento da sociedade era o de consumir algo que fosse necessário, após esse período em que a indústria deixou de produzir artesanalmente e começou a produzir em escala foi introduzido na mente do consumidor o consumo por prazer.
“Hoje cerca de 90% da população consome por desejo. Mas o ponto não é consumir, é gastar mais do que pode. Saber administrar a renda é mais importante do que o quanto ganha”, garantiu.

Ao final Dias ensinou como administrar o orçamento doméstico. A estratégia é saber qual é a renda total que entra no orçamento no mês, fixa: como salário e a renda variável, trabalhos extras, por exemplo. Além de conhecer e anotar quais são as despesas fixas como mercado, aluguel, contas de água e energia elétrica, além das variáveis como roupas e acessórios. De acordo com o palestrante, conhecendo e detalhando todas as receitas e despesas do mês, mesmo os gastos mínimos, facilita o controle do orçamento.

De acordo com o palestrante a ‘receita’ da felicidade e da saúde financeira estão no planejamento. “Especialistas dizem que não podemos comprometer mais do que 30% da nossa renda com despesas fixas. E também que o ideal é poupar 10% da renda todo mês, assim teremos uma poupança caso surja um imprevisto, como o encerramento do benefício, por exemplo. Além é claro de podermos planejar sonhos como uma viagem, um carro ou um celular novo”, finalizou.
Para Matilde Pires Lisboa, uma das participantes e integrante do Programa, a palestra foi muito interessante e produtiva. “Nunca tive conhecimento sobre educação financeira. Como eu cuido dos nossos gastos de casa, com os conhecimentos que tive hoje poderei orientar melhor a nossa renda”.

“O objetivo desta ação, realizada com o trabalho da equipe técnica e apoio da Prefeitura Municipal, foi a busca de esclarecimentos sobre a administração da renda familiar, feita de forma consciente com todos os membros, além do fortalecimento de vínculos”, completou a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social Esporte e Lazer, Aparecida Augusta Soares.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal