01-04-15 - ESPETÁCULO CIRCENSE - Prefeitura Municipal de Conchas

01-04-15 - ESPETÁCULO CIRCENSE

NOTICIAS > 2015 > ABRIL
PREFEITURA DE CONCHAS OFERECE NOVAS OFICINAS AOS ALUNOS MUNICIPAIS ATENDIDOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

As atividades do Programa Mais Educação foram reiniciadas no início de fevereiro, e em 2015, contam com novidades e novas oficinas para seus alunos. Em seu segundo ano consecutivo, o projeto é realizado com os estudantes das Escolas Municipais Prefeito Reineiro Donato Pastina (120 alunos), Maria Teixeira de Lima (80 alunos), Maria Antônia de Camargo I (80 alunos) e Ana Pettilo Maraccini (50 alunos).

O Programa Mais Educação desenvolvido no município pretende ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas para crianças, adolescentes e jovens aprenderem, oferecendo para os alunos da rede municipal atividades externas como artes plásticas, basquete, judô, karatê, atletismo, xadrez, ginástica rítmica, dança e fanfarra. Além de atividades internas desenvolvidas na própria escola como reforço escolar, incentivo a leitura, informática, artes circenses, educação patrimonial, entre outras oficinas realizadas pelos próprios instrutores.

As atividades desenvolvidas no contraturno proporcionam a melhoria do desempenho escolar dos alunos no turno regular, além de contribuir para reduzir a evasão e a repetência nas escolas. O principal objetivo deste Programa é a possibilidade de aumentar nos alunos o sentimento de pertencimento à sua escola e à sua comunidade.

O Departamento de Educação e Cultura contratou profissionais específicos de cada área para ministrar as oficinas de basquete, dança, ginástica rítmica, judô, karatê, xadrez, fanfarra e artes plásticas. As demais citadas anteriormente são de responsabilidade dos próprios instrutores do Programa Mais Educação do município.

As atividades externas são realizadas na Biblioteca Municipal, na quadra do Centro Comunitário, no Ginásio Municipal e no campo do Conchas Futebol Clube, o qual foi gentilmente cedido pelo presidente José Luiz e pelo tesoureiro Lara. “Temos a certeza de estarmos revolucionando a educação no município, pois o currículo oferecido às crianças é recheado de atividades dinâmicas e oportunidades de aprendizagem. As parcerias com entidades esportivas e culturais de nossa cidade estão possibilitando atendermos às nossas crianças com mais qualidade. No ano passado, agradecemos o apoio do CRB, através de seu presidente Beto, do Salão São Paulo Apóstolo, cedido pelo Padre Lemes e da Associação Atlética Conchense, através do presidente Marcos. Neste ano, estamos contando com o apoio do Conchas Futebol Clube que, gentilmente tem cedido suas instalações para que as crianças possam ter atividades esportivas. Assim, o objetivo do programa se realiza plenamente: a cidade acolhe aos alunos em seus espaços o que a torna uma cidade educadora, objetivo da administração Odirlei Reis” disse o Diretor do Departamento de Educação e Cultura, professor Rogério de Morais.

“Buscamos o desenvolvimento pleno do educando com todas as suas capacidades, acesso a bens culturais e principalmente a potencialização de talentos”, pontua o coordenador do Programa Mais Educação de Conchas, Murilo José Garcia Sebastião.

Sobre o Programa Mais Educação:
O Programa Mais Educação constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Esta proposta de educação integral nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental agora é uma realidade para o município.